Conteúdo do blog

Conteúdo do blog

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

ENCANTAR


Imagem: WEB

Hoje cedo, ao consultar o meu amigo Aurélio em busca do significado de uma palavra incomum, meus olhos pousaram aleatoriamente no termo “encantar”, especificamente, na acepção de “seduzir, cativar, maravilhar, arrebatar”. Então, suspendi a minha pesquisa, por um instante, e me pus a refletir sobre as coisas e as pessoas pelas quais já me deixei ou deixaria encantar.

Se me dispusesse a fazer uma lista das coisas que me maravilharam ou maravilham, ela seria bem extensa. Então, vou simplificá-la citando a natureza, pois não me canso de contemplá-la e de tentar entendê-la.

Para mim, é impossível ignorar, por exemplo, um pôr-do-sol, no qual o astro-rei sai estrategicamente do meu campo de visão para dar lugar à lua que, tal qual uma rainha, surge soberana seguida por uma corte composta de milhares e milhares de estrelas. Somente alguém insensível não se comove ou se encanta com um espetáculo deste.

A organização hierárquica da cadeia alimentar também é algo que me faz admirar, cada vez mais, a perfeição da Criação. Como não reconhecer esta engenhosidade na qual o mais insignificante e minúsculo ser vivo tem uma função específica e essencial no funcionamento do universo?

As flores, seus matizes e seu perfume seduzem-me sobremaneira. Eu as vejo como uma linda moldura da natureza.
O mar, com seu reflexo azul, tem o poder de causar-me sentimentos contraditórios: de enlevo, pela sua beleza e temor, pela sua grandiosidade e força. Sou capaz de ficar horas a fio, observando seus movimentos, sem me cansar.

Com relação às pessoas, elas me cativam, instantaneamente, pelo seu bom caráter, pela inteligência, pelo senso de justiça, pela educação no falar, no ouvir e no tratar e, em último lugar, pela sua beleza exterior. Quanto às demais pessoas, do meu convívio, que não se encaixam neste perfil, procuro descobrir a sua essência. O interessante é que sempre encontro algo especial, em cada uma delas, que as torna únicas e também dignas de minha admiração.

E, desta forma, vou vivendo e procurando ver sempre o lado bom e belo da existência para alcançar o meu maior objetivo: ser feliz e desfrutar do melhor que a vida possa me oferecer.

Copyright © 2009 – Josselene Marques
© Todos os Direitos Reservados


Um comentário:

Anonymous disse...

Percorri, com você, o universo de teus admirares. Acredito partilhar de quase todos os teus itens. Por-do-sol, lua, mar, essência, bicho humano, etc.
Porém, o melhor é quando fica registrado, assim, em um texto em forma de crônica.
Beijos!