Conteúdo do blog

Conteúdo do blog

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

25.12.08 - Férias em Tibau


Cidade e Praia do Tibau
Imagem do Google

A esta altura do ano, muitos, como eu, já estão de férias. Principalmente neste período, para a maioria dos mossoroenses, Tibau é uma extensão de Mossoró. No entanto, apesar de usufruírem das belezas daquele lugar, poucos conhecem a sua história. Como sou afeita às pesquisas, repassarei algumas informações interessantes que colhi para você que me honra com sua visita a este espaço. Vejamos:

Nome do lugar: Tibau
Localização: na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará. Está a 42 Km de Mossoró.
Belezas de Tibau: boa praia e de visão privilegiada, Morro do Chapéu (serve de divisa entre as praias do RN e do CE), Morro dos Labirintos (formado de argila vermelha), o balneário Manibu Aqua Parque (um lago, formado pelas águas de um rio, que deságua no mar), as dunas, os coqueirais, as areias coloridas e, especialmente, o seu clima.
Origem provável do topônimo: Tibau vem do tupi – Ti – Paum, que traduzido, significa “entre dois rios”. No caso, Tibau está localizada entre os rios Jaguaribe e Mossoró.
Gentílico: Tibauense.
Descobridor: navegador holandês Gideon Morris de Jorge.
Data do descobrimento: fevereiro de 1641.
Primeiro nome dado pelo descobridor: Morro Vermelho.
Curiosidade: após controvérsias e disputas, a partir de 13.07.1901, foi anexada ao estado do Ceará - e a ele pertenceu por três anos - até que o jurista Rui Barbosa a recuperasse para o Rio Grande do Norte.
Posse potiguar definitiva: 17.07.1920.
Primeira missa: em 5 de novembro de 1922, pelo Padre Manoel Gadelha.
Elevada à condição de distrito: em 23.12.1948.
Autonomia política: 21.12.1995 (depois de ter pertencido à Areia Branca e, em seguida, à cidade de Grossos, foi desmembrada desta última e passou à categoria de município).
Fontes de renda: turismo, artesanato, comércio (pousadas, barracas, comidas da região), pesca (emprega, direta e indiretamente, 39% da população).
Padroeira: Santa Terezinha ( festa de 26 de setembro a 5 de outubro).
Distrito sede: o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.


3 comentários:

Anonymous disse...

Assim tá bom. Agora quem for à Tibau, vai bem informado. Sabendo a história deste lindo lugar. Parabéns, Josselene, por semar cultura e informação.
Até breve!

Anonymous disse...

Essa garota é demais! Adoro suas epsquisas, pois você vai buscar informações e curiosidades lá no fundão. Bem, visitar seu blog já é ficar bem informado.
Beijos!

Selene disse...

Obrigada aos dois. Os comentários de vocês me motivam a pesquisar mais e sempre. Realmente, é algo que me dá prazer. E este se multiplica, quando vejo reconhecido o meu esforço.

Abraços fraternos.

Feliz 2009! Muita saúde e paz!