Conteúdo do blog

Conteúdo do blog

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

22.12.08 - Cartões de Natal

Policromia sobre papel supremo 250g plastificado-Criação: Adriano Abreu (Ascom)-Imagem: Foto de Weslley Cruz-Dimensões: 15cm x 21cm


Em 1831, um jornal de Barcelona, na Espanha, quis pôr em funcionamento a técnica da litografia, felicitando seus leitores pelo Natal mediante uma estampa, o que já pode ser considerado uma forma de cartão de Natal. A confecção do primeiro cartão de Natal, no entanto, normalmente é atribuída ao britânico Henry Cole que, em 1843, encomendou a uma gráfica um cartão com a mensagem: "Feliz Natal e Próspero Ano Novo" porque não tinha tempo para escrever pessoalmente a cada um de seus amigos.


Rapidamente, o costume de desejar Boas Festas com o uso de um cartão se estendeu por toda a Europa e, a partir de 1870, esses cartões começaram a ser impressos coloridos. Já a partir dessa época a imagem de Santa Claus - com suas diversas variações ao longo das décadas - começou a ser freqüente nos cartões de Natal.


Quer mais curiosidades? Acesse o site: http://www.terra.com.br/natal/curiosidades_8.htm

Um comentário:

Anonymous disse...

Agora já sei: quando estiver curioso quanto a origem de alguma coisa, venho ao seu espaço. Aqui eu, com certeza, irei encontrar (e tirar) as minhas dúvidas. E como foi criativo esse inglês!
Beijos!