Conteúdo do blog

Conteúdo do blog

quinta-feira, 16 de julho de 2009

AZUL

Imagem: Webshots


Hoje, a visão de uma obra de arte me fez lembrar de um dia especial no qual vislumbrei raros tons de azul, através da janela de um recanto à beira-mar.

Esse dia tornou-se inesquecível porque tive o privilégio de ver uma paisagem incomum: o mar, potencializado pela luz do sol, refletiu o azul do céu em monocromia de matizes vivos - quase berrantes e jamais vistos por mim até então.

Foi instantâneo o interesse despertado por aquele cenário. Não satisfeita com a limitação imposta pelo contorno da janela, deixei o meu apartamento e iniciei uma caminhada pela praia. Segui sem rumo. Deixei-me atrair por aquela beleza natural numa espécie de hipnose. Assim procedendo, ampliei o meu campo de visão e pude avistar, mais claramente, o azul do céu e o do seu reflexo na imensidão do mar. Que espetáculo! Cheguei a perder a noção do tempo.

Foi uma experiência maravilhosa ter o privilégio de enxergar, simultaneamente e de forma ampliada, as várias tonalidades desta cor. Se me fosse perguntado, não saberia dizer de qual matiz mais gostei, pois gosto de todos. Simplesmente, aprecio o azul.

Azul é uma cor que acalma e contribui para a saúde emocional além de proporcionar condições para exercitar a mente com clareza. Por incrível que pareça, na presença do azul, a inspiração pode atingir o seu grau máximo.
Apesar de ser classificada como a mais fria das cores, no Brasil, quando alguém se sente feliz, diz que “está tudo azul”. Já em outros países, ela é sinônimo de tristeza.
Independente do que ela represente, de sua fonte e de seus efeitos sobre o organismo, o azul é lindo e é uma de minhas cores favoritas.



Copyright © 2009 – Josselene Marques
© Todos os Direitos Reservados

2 comentários:

Anônimo disse...

... e a minha cor preferida, Josselene. Gostei do devaneio.
Abraço,s
Raí

Josselene Marques disse...

Olá, professor!

Seja sempre bem-vindo!

Realmente é uma linda cor. Creio que todos os poetas gostam dela, pois lembram o céu e o seu reflexo no mar.

Obrigada pelo acesso.