Conteúdo do blog

Conteúdo do blog

sexta-feira, 15 de maio de 2009

FELICIDADE NA MATURIDADE



Autor: HTB
Licença: CC Attribution-NonCommercial 2.0

A felicidade pode ser alcançada, bem mais facilmente, com a maturidade; mas isto não significa que os jovens não possam ser felizes. Claro que podem! Apenas penso que se torna um pouco mais difícil.


Você há de concordar comigo que a ansiedade, a insegurança, a imaturidade, o imediatismo, as paixões e os desafios, que são mais comuns e intensos na juventude, podem comprometer um bom número de momentos que poderiam ser de alegria, mas não o são devido à angústia que toma conta da mente e dos tenros corações.

Hoje, sinto uma “saudade aliviada” da minha adolescência. É uma satisfação constatar que, neste exato momento da minha vida, não preciso mais me impor à aceitação do meio, pois, paulatinamente, conquistei – mas costumo fazer manutenção periódica - o respeito de familiares, professores, amigos e conhecidos. Nesta rápida reflexão, percebo o quanto evoluí como pessoa e o quanto construí nos últimos anos. Tenho amor, amizade, graduação, profissão, trabalho digno, respeito e reconhecimento social. Que mais posso querer para ser feliz? Entende, agora, o porquê de ser mais aturada a felicidade na maturidade?

Nesta fase atual, tenho procurado cultivar a serenidade, que garante a paz de espírito, e observo que vêm se multiplicando e tornando-se mais constantes os momentos de tranquilidade e contentamento, que se convertem em felicidade de ser e de viver. Vez por outra, o estresse – um dos piores inimigos da felicidade – me faz uma visita; afinal, sou humana -, mas tenho procurado resistir a ele – não tenha dúvida!


Copyright © 2009 – Josselene Marques
© Todos os Direitos Reservados





3 comentários:

Bibi disse...

"Tudo é uma questão de manter: a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo!"

Josselene Marques disse...

Bibi:
É isso aí, garota!

Obrigada pelo acesso. Volte sempre!

Anônimo disse...

O tempo, a maturidade e a reflexão sobre tudo que se atrela no correr da vida, são laboratórios para que melhoremos cada vez mais o nosso caminho na terra. Sentir-se segura, capaz de enfrentar os medos, as provações, as injustiças e, até, os dissabores do amor, é saber-se crescida em experiências. Parabéns pelo texto.
Beijos!
Rodin.