Conteúdo do blog

Conteúdo do blog

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Vitória da democracia

Imagem do Google


O filósofo grego Platão (428/27 - 347 a.C) afirmava que "a democracia é uma constituição agradável, anárquica e variada, distribuidora de igualdade indiferentemente a iguais e desiguais".
Foi exatamente o que presenciamos, hoje, com o resultado das eleições americanas. A concretização, embora simbólica, do "Sonho de Martin Luther King" dá novo ânimo para muitas pessoas desfavorecidas, vítimas de racismo e descrentes de mudanças. O candidato negro, Barack Obama, não venceu apenas nas urnas. Venceu, também, o preconceito de uma considerável parte da população daquele país. Comandará uma nação assolada por uma crise econômica somente comparada à de 1929. Certamente, terá muito trabalho e muitos desafios pela frente. Todavia, se conseguiu a façanha de eleger-se, terá competência para manter-se.




Copyright © 2008 Josselene Marques

3 comentários:

Anonymous disse...

Selene,
o mundo inteiro espera uma nova ordem mundial a partir da posse de Barak Obama na presidência dos EUA. Acredito que, sendo sensível aos apelos das minorias (principalmente a negra), averso a guerras (uma promessa de campanha é acabar com o envolvimento dos Estado Unidos em guerras), reatar a diplomacia em países ora hostilizado pelo atual governo (o caso do Irã, Cuba), ele irá, sim, ajudar os paises do terceiro mundo (principalmente alguns países africanos), retirar as tropas do Iraque e pacificar o Oriente Médio, se reaproximar da China, Vietnan do Norte, Coréia do Norte e Irã e irá acabar com o bloqueio a Cuba, deixando que aquele povo respire um pouco do desenvolvimento do mundo moderno. Até os países sulamericanos serão beneficiados, pois ouvi uma frase onde diz que não existe américa do Sul nem Central, mas sim, uma América. Esperemos que estejamos certos em nossas esperanças. Viva à democracia!

Selene disse...

Obrigada pelo seu pertinente e enriquecedor comentário.
Volte sempre!

gera disse...

Já era hora do povo dos Estados Unidos darem uma oportunidade a um cidadão negro de comandar o governo, tendo em vista que uma grande parcela da população dos Estados Unidos é descendente de negros africanos. Para não falar dos outros integrantes que compoê a sociedade americana ( muitos mestiços latinos ). Muito válida essa oportunidade a Barack Obama, ele tem uma torcida mundial, espero quer acerte em suas medidas e atitudes como governante da maior nação do mundo.