Conteúdo do blog

Conteúdo do blog

sábado, 15 de novembro de 2008

119 anos da Proclamação da República




Imagem do Google

 
A Proclamação da República instaurou o regime republicano no Brasil e derrubou a Monarquia. Ocorreu dia 15 de novembro de 1889, no Rio de janeiro, na época, capital do Império do Brasil. Aconteceu, na praça da Aclamação, quando um grupo de militares do Exército Brasileiro, sob o comando do marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado e depôs o imperador D. Pedro II. A partir deste momento, é instituída República, sendo nessa data que o jurista Rui Barbosa assinou o primeiro decreto do novo regime que estabeleceu um governo provisório. Os principais nomes deste governo foram: o Marechal Deodoro da Fonseca como presidente e, como ministros, Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales entre outros.


Aproveito a data para relembrar uma citação de Tancredo Neves - um dos personagens mais importantes da história do Brasil:

"Restaurar a democracia é restaurar a República. É edificar a Nova República, missão que estou recebendo do povo e se transformará em realidade pela força não apenas de um político, mas de todos os cidadãos brasileiros."

Tancredo Neves (1910— 1985) - foi um político brasileiro.


Copyright © 2008 Josselene Marques

Um comentário:

Anonymous disse...

Esta data me fez lembrar da música "Carta à República" de Milton Nascimento .

"E foi tão bom não estava sozinho ... a praça era alegria sadia o povo era senhor e só uma voz numa só canção... Eu não posso me acomodar ... quero um país melhor."

Que possamos continuar sonhando com este país melhor , querida Josselene. Valorizemos nosso país !
beijos da Selma