Conteúdo do blog

Conteúdo do blog

domingo, 6 de junho de 2010

Orquídeas

Orquídea Catleya amarela
Imagem da Web sem indicação de autoria

Orquídea MiltoniaImagem da Web sem indicação de autoria

As minhas flores preferidas procedem de uma família enorme: as angiospermas. Já foram descritas mais de 35 mil espécies – isto sem contar as formas híbridas. São tidas, impropriamente, como parasitas.

Elas são bem antigas e anteriores ao homem. Há vestígios desde a era Mesozóica, mais especificamente, o período Jurássico.

Teoriza-se que a relação do homem com as orquídeas teve início, provavelmente, na costa do Mar Mediterrâneo, onde Orchis e Ophrys são nativas ou, então, na China, com o Homem de Pequim.

Historicamente, elas significam riqueza, amor e beleza. Na Grécia antiga, essas flores sugestionavam virilidade. Na Inglaterra, após popularização de sua coleção orquidária, elas passaram a ser símbolo de luxúria. Os astecas, como tradição, bebiam uma mistura de orquídeas selvagens (vanilla) para conferir-lhes poder e força. Na China, eram usadas na medicina natural para curar doenças pulmonares e tosses.


Fonte: Wikipedia

Um comentário:

Anônimo disse...

Sempre que as teorias se apresentam, a China está no meio. Acho, não sei bem porquê, mas tudo deve ter tido início na China. Aqui, mais uma informação relevante. Gostei.
Abraço,s
Raí