Conteúdo do blog

Conteúdo do blog

sábado, 18 de abril de 2009

Um novo olhar, um novo ser e um novo fazer

Imagem: WEB

Hoje, concluí mais uma especialização. Em nome de minha turma, escrevi o texto abaixo, especialmente, para ser lido na confraternização de encerramento do Curso. Na verdade, é uma forma simples, mas sincera, de agradecer e reconhecer a generosidade dos professores por haverem dividido conosco o seu saber.


Era 8 de março de 2008. Há exatamente 405 dias, iniciava mais uma turma de pós-graduação em Psicologia Escolar e da Aprendizagem na FIP/Mossoró. Hoje, 18 de abril de 2009, concluímos mais uma etapa de nossas vidas.

Um flashback nos faz recordar o nosso primeiro dia de aula: vemos a psicopedagoga Bernadete Holanda Gomes entrando, em sala de aula, e nos cumprimentando com um efusivo “Bom diiiiia”. Lembramo-nos de que começamos com força total, pois nos deixamos contagiar pela energia positiva de nossa primeira professora. No decorrer dos sábados, a ela seguiram-se: a psicóloga Bianca Valente de Medeiros com sua serenidade e segurança; o professor-cronista-poeta Raimundo Antonio de Souza Lopes com seu dinamismo e sua sensibilidade; a simpática professora-doutora Karidja Kalliany Carlos de Freitas Moura, conteudista e orientadora de todos nós; a conceituada professora Ana Gabriela de Souza Seal que nos motivou, sobremaneira, com seu entusiasmo pela leitura; a professora Janete Monteiro de Souza que nos fez refletir sobre a nossa postura ética diante dos desafios da vida e, em especial, da profissão; o doutor Dauri Lima do Nascimento que, com muita propriedade, nos fez entender cada fase do desenvolvimento do ser humano e, finalmente, Meyre-Ester Barbosa de Oliveira que, com sua tranquilidade e seu excelente background, realizou o remate de tudo o que estudamos. Não podemos esquecer de mencionar a dupla dinâmica formada por Leila e Sandra. Elas foram as responsáveis pela seleção do corpo docente e dos demais funcionários - essenciais para que tudo funcionasse a contento. O agradecimento e o reconhecimento vão para todos vocês que contribuíram para levarmos a efeito a nossa pós-graduação.

Continuando o balanço desses treze meses, podemos dizer que aprendemos bastante, crescemos muito e o conhecimento adquirido já começa a fazer a diferença - facilitando a nossa vida no trabalho e fora dele. Contudo, precisamos continuar estudando, nos aprofundando, nos atualizando para fazermos jus ao diploma e ao título que iremos receber.

Esse novo olhar, sob a luz da Psicologia, nos transmudou em novos seres bem mais conscientes e preparados para entender o semelhante e interagir com ele – otimizando o nosso fazer. Todavia, nosso principal alvo são os pequenos cidadãos que temos a responsabilidade de formar ou transformar.

Não há como negar - é fato: já não somos mais os mesmos – conseguimos -, somos especialistas! Parabéns para nós!
Copyright © Josselene Marques
© Todos os Direitos Reservados

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Selene por mais esta conquista. Afetuoso abraço. Boa noite! Ângela

Marco Sistinne disse...

Olá Josselene, parabéns pelo blog, voltarei aqui com mais calma para revê-lo.

abraços literários
Marco
Bula Literal

Anônimo disse...

Deixo aqui os meus parabéns pela conquista profissional e, porque não dizer, pessoal. Pois o ser humano evolui quando ele adquire conhecimento e passa a agir motivado por esse princípios esclaredores e éticos.
Beijos!
Rodin

Baladas mp3 disse...

¡¡¡Felicitaciones Jossi!!!.Es muy valorable tu esfuerzo por adquirir màs conocimiento que luego es volcado para bien de los jòvenes de tu paìs, ejemplar es tu vocaciòn.
Mi respeto y admiraciòn por tu tezòn e inclaudicable esfuerzo por ayudar al pròjimo, ayudando a entender y a pensar.
abrazo.

Josselene Marques disse...

Ângela:

Muito obrigada por sua visita. Seja sempre bem-vinda!

Marco:
Obrigada pelo incentivo e volte sempre!

Rodin:

Você está certo, amigo. De nada vale adquirirmos o conhecimento se não o utilizarmos para aperfeiçoar o nosso modo de agir.
Seja sempre bem-vindo!

Beto:

É exatamente essa a minha intenção: ajudar ao próximo da melhor forma possível.Obrigada pela gentileza da visita e pelo incentivo no comentário.

Volte sempre!

Abraços fraternos para todos vocês, meus caríssimos leitores/incentivadores!