A ética é inerente ao ser humano e não estabelece regras apesar de estar relacionada à justica social. Está fundamentada nos valores históricos e culturais e na forma como o ser humano conduz sua vida do ponto de vista do bem e do mal e de acordo com os valores e princípios morais aprendidos e apreendidos durante a sua formação. Seu comportamento é moldado pelo ambiente, pela situação, pela educação, pela moral, pelo direito, por outros fatores específicos e, principalmente,pelas escolhas individuais que é obrigado a fazer.
A época, o espaço geográfico e a sociedade, onde está inserido, influenciam consideravelmente no modo de pensar e agir do ser humano.
Não existe meia-ética. Ou somos éticos ou anti-éticos. Somente poderemos demonstrar nossa postura ética no convívio com os demais integrantes da sociedade, pois é nessa interação que surgem as situações que nos dão a oportunidade de decidirmos e, consequentemente, nos posicionarmos eticamente ou não.
A ética sofre alterações com o passar do tempo já que ela é adaptada ou reeditada conforme a evolução da sociedade: o que no passado era considerado não-ético, no presente pode ser aceito como correto ou normal. Portanto, a ética é o reflexo dos valores, dos princípios morais e do comportamento do ser humano no tempo e no espaço.
Copyright © 2008 Josselene Marques
3 comentários:
Selene,
uma das coisas que mais admiro no ser humano, é a sua ética. Temos que ser, dentro da sociedade que vivemos, éticos.
Selene, seria tão bom se todas as pessoas que tem o poder de comandar não fossem tão imorais, corruptos e ante-éticos. Acredito que o mundo poderia chegar perto do que muita gente idealiza como paraíso.
Obrigada, amigos, por seus pertinentes comentários. Comungo com o pensar de vocês. Voltem sempre!
Postar um comentário